Categoria: Nacional, Notícias

“Comprar casa com empréstimo bancário é um compromisso para a vida”

Por isso, pedir um empréstimo à banca para a compra de uma casa, é uma grande responsabilidade. Nos dias de hoje não é fácil obter financiamento, uma vez que os requisitos fundamentais para o empréstimo e sua aprovação são cada vez mais exigentes.

Os critérios de avaliação mais importantes, entre outros, são os seguintes:

  • Idade

A faixa etária ideal para obter um crédito habitação é entre os 25 anos e os 55 anos. Isto porque a idade mínima para obtenção do crédito à habitação é os 18 anos e a idade máxima para terminar o crédito habitação é aos 75 anos. Quando se faz uma simulação e vamos ter em conta a idade, isso significa que a banca faz o empréstimo com o cálculo do financiamento a terminar aos 75 anos. Pode haver exceções conforme a instituição a que vai recorrer.

  • Rendimentos

Para pedir empréstimo para compra de casa, tem de ter rendimentos suficientes de forma a não criar riscos de entrar em incumprimento ou de se atrasar no pagamento das prestações. O banco vai querer essas garantias. A taxa de esforço para o pagamento da prestação da casa deve representar no máximo 30% do valor da remuneração. Poderá haver alguma flexibilidade conforme a instituição de crédito. Porque se houver uma confiança do banco no cliente, o valor do empréstimo pedido pode ser superior, ser negociado se por ventura tenha já utilizado outros serviços do banco sem qualquer tipo de problema nos pagamentos desses serviços. É um fator a ter em conta na negociação do empréstimo. Um histórico de crédito positivo é sempre um bom argumento. Transmite confiança no cliente.

  • LTV

Trata-se do rácio entre o valor do empréstimo e a avaliação do imóvel.

Ao pedir um crédito à habitação, as instituições bancárias não emprestam a totalidade do valor para a compra do imóvel. Além de ser obrigatório por lei, minimiza o risco para o banco. Ou seja, quanto maior for a componente de capitais próprios para a compra do imóvel, menor será o risco para o banco. Como não há regras sem exceções, existem situações excecionais em que não é necessário capitais próprios. Qualquer das formas, quanto menos dinheiro se pedir, mais vai aumentar a probabilidade de aprovação do empréstimo. As recomendações do Banco de Portugal, vão no sentido de que o valor do empréstimo não ultrapasse 90% do valor da avaliação do imóvel e nalguns casos que não ultrapasse os 80%.

  • Emprego

Se tiver um emprego estável, é mais uma garantia de cumprimento no pagamento do empréstimo. De certa forma oferece tranquilidade às instituições bancárias. O desejável será pelo menos trabalhar em determinada empresa há pelo menos um ano. Dois anos caso seja trabalhador independente.

Haverão outros critérios de avaliação, mas estes serão os mais importantes.

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comparação de listagens

Título Preço Status Tipo Área Objetivo Quartos de dormir Banheiros