Taxa fixa ou taxa variável no crédito habitação
O Governo quer obrigar os bancos oferecer soluções de taxa fixa aos seus clientes. Os bancos terão de apresentar aos clientes taxa fixa para estes terem uma prestação de valor fixo, ao contrário da taxa variável.
Um cliente que pede um crédito habitação, pode escolher uma taxa fixa e assim não estará sujeito às variações da taxa Euribor na sua prestação da casa, uma vez que a taxa de juro do empréstimo se mantém fixa durante o prazo que tiver sido acordado com a instituição de crédito.
É uma alternativa à taxa variável, mas é necessário ponderar bem na escolha, nas vantagens e desvantagens de uma taxa fixa ou de uma taxa variável.
A principal vantagem da taxa fixa é oferecer uma estabilidade na prestação mensal da casa. Desta forma até ao fim do empréstimo, terá um valor sempre igual, sem surpresas. A desvantagem é que poderá ter um valor superior ao da taxa variável. Qualquer das formas, permite uma estabilidade financeira e evita correr riscos ou estar a sujeito a surpresas desagradáveis (por exemplo inflação).
Por sua vez, a taxa variável é mais baixa que a taxa fixa, o que a torna mais vantajosa financeiramente. Mas como tem prazos de actualização curtos, de três, seis ou dozes meses, numa situação de instabilidade em que as taxas de juro sobem, poderá rapidamente ultrapassar o valor da taxa fixa.
Para terminar, é muito importante ponderar bem nas vantagens e desvantagens na escolha do tipo de taxa que pretende. No nosso entendimento se quer jogar pelo seguro, então opte pela taxa fixa. Se, por outro lado, pode arriscar, porque tem capacidade financeira que possa suportar as variações da taxa e consequentes agravamentos na prestação da casa, então opte pela taxa variável.
Recordar sempre que a taxa de esforço para o crédito da habitação não pode nem deve ser superior a 35%. Portanto, antes de tomar uma decisão, deve rever o seu orçamento familiar, tendo em conta que podem aparecer imprevistos. Deve também pedir simulações no seu banco e na concorrência para fazer as devidas comparações e o ajudar na sua decisão.
Deixe uma resposta