Mais imóveis para arrendar…
Aumentou de forma significativa a oferta de casas para arrendar em Portugal durante este ano de 2025 comparativamente a 2024.
Este aumento de oferta de imóveis disponíveis para arrendamento deve-se a alguns fatores:
- Compra de imóveis para arrendar
Os proprietários apostam na compra de mais imóveis para arrendamento. De certa forma colocam mais imóveis no mercado de arrendamento, o que consequentemente ajuda a estabilizar a procura e a oferta de imóveis para arrendar. Possivelmente, a médio prazo vai contribuir para uma estabilização dos preços podendo até reduzir o valor da renda, devido a mais oferta de imóveis.
- Crédito à Habitação
Depois de um período de juros altos, com as prestações da casa elevadíssimas, as taxas de juro do crédito habitação nos últimos meses vieram a baixar reduzindo desta forma o valor das prestações da casa para novos contratos. Isto significa em termos práticos que a renda de uma casa fica mais cara do que a prestação mensal de um crédito habitação para adquirir a mesma casa. Não esquecer que na compra do imóvel têm sempre em conta os capitais próprios exigidos pela banca que variam entre 10% a 20% do valor do imóvel. Para além disto, não esquecer por exemplo o valor do seguro ou do condomínio que deve juntar ao valor da prestação. Assim, desta forma a procura de casas para arrendar tem diminuído, com tendência para diminuir ainda mais, porque a compra de casa vale a pena com a queda dos juros e com os incentivos fiscais atuais.
- Diminuição da oferta de imóveis de Alojamento Local:
Deve-se a diversos fatores tais como novas legislações e a contenção de novos registos em áreas de alta pressão urbanística. A diminuição do alojamento deve-se também a que muitos proprietários tenham optado pelo arrendamento de longa duração. Os incentivos para a transferência de imóveis de AL para o mercado de arrendamento de longa duração, incluindo isenções fiscais, também contribuem para a colocação de mais imóveis disponíveis no mercado de arrendamento.
Para concluir, na opinião do Balcão do Senhorio, poderá, num futuro próximo, verificar-se uma estabilidade nos preços no mercado de arrendamento e até mesmo um ajuste natural no valor das rendas. Todos sairão a ganhar, quer os inquilinos que poderão ver os preços das rendas ajustados à realidade quer os senhorios em que os seus imóveis arrendados continuam a proporcionar uma boa rentabilidade.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.