Sabia que…
Pode comprar casa sem ter capitais próprios?
Nos últimos anos tem sido prática recorrente pedir financiamento junto da banca para a compra de casa.
Contribui para esta prática o facto de os bancos mostrarem-se receptivos em conceder crédito e também o facto do nível baixo das taxas de juro. Claro que são necessários capitais próprios para dar entrada a um pedido de financiamento para compra de casa. Será verdade?
Ou podemos ter soluções alternativas?
Em geral os bancos, numa operação de financiamento de compra de casa, exigem cerca de 10% a 20% do valor do imóvel. Financiam no máximo 90% com base na avaliação da casa. Trata-se de um valor que muitas pessoas teriam de trabalhar durante alguns anos para conseguir juntar dinheiro só para a entrada.
Uma das formas de contornar este obstáculo é fazer um Arrendamento Com Opção De Compra. Trata-se de um contrato de arrendamento, que garanta que ao fim de um certo período de tempo, o comprador tem direito de preferência na aquisição do imóvel já com o preço do imóvel previamente definido. As rendas pagas até à data serão descontadas. Assim teremos uma forma de contornar os capitais próprios, substituídos pelas rendas pagas. Esta solução trás vantagens para ambas as partes: para o comprador\inquilino é vantajoso porque, caso não consiga por exemplo financiamento, pode entregar o imóvel nos prazos legais de um contrato de arrendamento. Também dá um prazo ao comprador\inquilino de avaliar se imóvel e a sua envolvente vai de encontro ao desejável, se vai de encontro às suas necessidades.
Outra solução é Comprar Um Imóvel Ao Banco. Trata-se de uma forma de adquirir um imóvel sem entrada inicial é comprar uma casa a um banco. Como a atividade principal da banca é compra e venda de dinheiro, e não o ramo imobiliário, os imóveis que possuem em carteira, apresentam preços mais apetecíveis porque querem desfazer-se deles. Assim sendo, os preços e as condições de venda ou soluções financeiras são ajustadas a este tipo de negócio. Torna o negócio mais acessível e mais interessante, uma vez que permite financiamento acima dos 90% e a isenção da comissão de avaliação.
Outra opção é Comprar Um Imóvel Em Planta. Esta opção permite comprar uma casa antes de ter iniciado a construção ou mesmo antes de terminar. Já que esta modalidade permite pagar em prestações, facilmente atingirão os 10% exigidos pelo banco.
Existem outras soluções, mas essas iriam envolver terceiros ou familiares. No nosso entender estas soluções são as mais interessantes para a aquisição de um imóvel, ultrapassando assim os capitais próprios que a banca exige na compra de imóvel.
Deixe um comentário